sábado, 7 de março de 2009

MTC funções principais dos órgãos e de algumas víceras


Abaixo, temos algums das funções principais dos órgãos e de algumas vísceras, segundo a visão da Medicina Tradicional Chinesa:

FÍGADO
Armazena e regula o volume sanguíneo – influencia o ritmo menstrual, produz fatores de coagulação, etc.
Mantém a circulação livre do Qi nos meridianos e órgãos/vísceras – importante para a atuação do Shen, da digestão e do Triplo Aquecedor.
Bile – a secreção biliar é útil na digestão. Quando há disfunção do Fígado, o Baço será atingido através do ciclo Ko/Controle dos 5 Elementos.
Tendões e músculos – o Fígado é responsável pelo movimento e coordenação muscular.
Olhos/Visão e Unhas – o Qi do Fígado se abre nos olhos e unhas, influenciando a visão e o crescimento/desenvolvimento das unhas.
Raiva, ódio, ciúme, hipersensibilidade, passividade, depressão são os sentimentos comandados pelo Qi do Fígado.

CORAÇÃO
Controla a circulação de Qi e Xue.
Palácio da Mente – controla o Shen (inteligência, espírito, consciência, pensamento, sono)
A língua é o espelho do coração – cor, forma e mobilidade da língua refletem o estado do coração.
Alegria, euforia, tristeza, depressão são os sentimentos comandados pelo Qi do Coração.

BAÇO/PÂNCREAS
Absorção, transformação e distribuição – trabalha sinergicamente com o Estômago, importante para a boa digestão, absorção, transporte e transformação das essências alimentares e dos líquidos. Considerando isso, o Baço/Pâncreas é responsável pelo Qi do Céu Posterior (Energia Adquirida depois do nascimento), renovável a cada momento. Em todos os tratamentos de estados deficientes, deve ser avaliado a situação do Baço/Pâncreas.
Controla o Sangue (Xue) – a ação do Baço/Pâncreas sobre os tecidos fortalece os vasos sanguíneos e evita extravasamentos (púrpuras, petéquias, equimoses, hematomas e sangramentos, principalmente da metade inferior do corpo).
Mantém as posições dos órgãos e vísceras – a ação do Baço/Pâncreas sobre o tecido conjuntivo sustenta os órgãos e vísceras em suas posições.
Músculos e tecido conjuntivo – o Baço/Pâncreas atua sobre a nutrição dos tecidos em geral.
Atua também sobre a boca, lábios, na gustação e apetite.
Os sentimentos governados pelo Qi do Baço/Pâncreas são a reflexão, preocupação, ansiedade, a responsabilidade e o escrúpulo.

PULMÃO
Controla e distribui o Qi (energia, respiração ou O2) – o Qi cósmico (Qi puro, límpido junto com as essências alimentares formam o Qi (Wei, Jing, Ying), que é distribuído pelo Pulmão, pelo Coração e pelo Circulação-Sexualidade (Pericárdio).
Pele – controla a camada superficial do corpo e sua energia circulante, o Wei Qi. Assim, o Pulmão é responsável pela defesa do organismo contra as energias perversas, pela nutrição da pele, e pelo controle térmico do corpo regulando os poros.
Controla nariz, olfato e vias aéreas superiores.
O Qi do Pulmão controla as seguintes emoções: tristeza, melancolia, ansiedade, preocupação, tranquilidade, satisfação.
Descer o Qi – além de distribuir o Qi, o Pulmão tem como função descer o Qi e os líquidos para o Rim.

RIM
O conceito de Rim na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) envolve as funções do Rim, das Supra renais, dos Testículos e Ovários. Provavelmente, o Rim da MTC deve estar localizado anatomicamente na região do hipotálamo.
Rim Yin controla e nutre a base material (isto é, o físico, o orgânico) dos tecidos comandados pelo Rim: medula, cérebro, ossos, sangue, esperma e óvulos. É a base dos líquidos (sangue) do corpo, alimenta e nutre os órgãos e tecidos. A sua deficiência leva a inquietação e super excitação física e mental (sono agitado, polução noturna, ejaculação precoce).
Rim Yang (Yuan Qi, Ming Men) é a base do Qi, responsável pelo aquecimento e atividade dos órgãos e tecidos, pelo controle dos componentes do corpo (isto é, funcional fisiológico), pela nutrição, movimento e ativação dos processos do Rim (medula, cérebro, ossos, sangue, esperma e óvulos). A deficiência dos processos leva a problemas de reprodução (impotência, esterilidade), dos dentes, da audição e a falta de vontade (redução da libido sexual, medo, apatia). O controle deficiente do corpo leva à incontinência urinária (poliúria), diarréia matinal ou à espermatorreia; caso haja também deficiência do Yang do Baço, pode haver oligúria e edema.
Armazena a energia essencial (vital, ancestral, genética, congênita, do Céu Anterior, Jing, Yuan) – é responsável pelo Qi, Sangue, Yin, Yang e Líquidos; pelo crescimento, desenvolvimento, amadurecimento e reprodução. É uma energia não renovável, sofre desgaste ao longo da vida. Em outras palavras, corresponde às mensagens contidas no padrão cromossômico de um ser vivo, onde estão determinados os limites máximos do seu ciclo biológico.
Armazena o material vital reprodutivo – controla testículos e ovários.
Controla ossos, dentes, medula, cérebro, cabelos.
Controla o ouvido e a audição.
As emoções controladas pelo Qi do Rim são: medo, pânico, vontade, coragem e audácia.
Governa a água – controla o metabolismo hídrico junto com o Triplo Aquecedor.
Recebe o Qi – tem a função de receber o Qi e os líquidos provenientes do Pulmão.
Comanda a região lombar e os membros inferiores.
Controla os orifícios inferiores – influencia a urina e as fezes.

VÍSCERAS
Apresentam praticamente as mesmas funções atribuídas pela medicina ocidental, acrescidas das seguintes observações:
A Vesícula Biliar é considerada importante para a coragem e decisão.
O Triplo Aquecedor controla o fluxo de líquidos.

Órgãos Especiais

CÉREBRO
Relação com o Rim – quando a energia do Rim for insuficiente, surge fadiga, tonturas, zumbidos, dor nas pernas, embaçamento da visão, etc.
Vaso Governador e Bexiga chegam ao Cérebro.

ÚTERO
Menstruação e Reprodução.
Liga Chong Mo ao Vaso da Concepção – havendo alterações desses meridianos, ocorrem problemas menstruais e infertilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário